quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Fenômenos Físicos

Os fenômenos físicos estão presentes a todo momento no nosso dia-a-dia: a chuva que cai em gotas menores ou maiores, com violência ou sem violência, o vidro que quebra, a luz que ilumina o ambiente, a água líquida que se transforma em gelo ou a que sai dos mares e rios em forma de vapor.
Muitos dos acontecimentos estão além da capacidade de nossos sentidos de identificá-los, medi-los ou tratá-los adequadamente. Ao perceber tais limitações o homem procurou desenvolver instrumentos e métodos que o auxiliassem. Muitos dos inventos humanos reforçam essa idéia. São os "prolongamentos" e "aperfeiçoamentos" dos órgãos dos sentidos. A roupa que prolonga a pele; o microscópio, óculos, luneta dos olhos; o rádio e o telefone, do ouvido e da fala, a bicicleta, das pernas; etc
Os instrumentos de observação têm seu funcionamento regido pelas leis físicas, sendo cada dia mais sofisticados e necessários para o progresso da Ciência.
Os resultados das pesquisas experimentais, as hipóteses, os modelos provinientes de pesquisas científicas devem ser descritos de forma adequada. Por essa razão a Física recorre à linguagem matemática.
Podemos expressar muitas das grandezas físicas através da matemática. Essa relação pode ser expressa por meio de funções matemáticas, tabelas ou gráficos.

Exemplo de um fenômeno físico que está deixando algumas cidades de Santa Catarina em pânico.

Doze cidades tiveram decretado estado de calamidade pública em Santa Catarina, onde chuvas fortes atingem cerca de 1,5 milhão de pessoas desde a semana passada e já contabilizam 99 mortes, segundo o último boletim da Defesa Civil do Estado.

Frase do dia

"A sabedoria da Natureza é tal que não produz nada de supéfluo ou inútil" Nicolau Copérnico


Ps: Todos os alunos que visitarem esse blog, por favor deixar um comentário com sua opinião ou com o seu entendimento do assunto.