sábado, 29 de novembro de 2008

Mata Ciliar



Mata ciliar é a vegetação que protege as margens dos rios e lagos.
Se cortamos e detruírmos essas matas vamos provocar grandes transformações na natureza.

Sem as matas de proteção, o solo esquenta, á água evapora, as nascentes dos rios vão perdendo seu nível e o rio pode até secar.

A água da chuva vai levar consigo rochas, fragmentos de galhos, areia e parte dos barrancos para o fundo do rio, que vai ficando mais raso e sem vida.

Se o rio não tiver sombra, água fresca e vegetação aquática, os peixes irão desaparecer. Agumas espécies de plantas, animais e pássaros só sobrevivem nessas matas, que juntas formam os corredores de biodiversidade.

Para reduzir desastres como o que está acontecendo em Santa Catarina, é necessário conter o desmatamento, pois as folhas das vegetação reduz o impacto das gotas de chuva no solo. Um solo sem vegetação fica vulnerável ao impacto das gotas de chuva.

O Estado de Santa Catarina é o campeão de derrubadas da Mata Atlântica vegetação nativa de toda costa brasileira. Sem a vegetação nativa, as chuvas podem provocar alagamentos, desmoronamentos, desabamentos e cheias.
Quase todo o alimento produzido pela população humana é produzido em 25% de solo terrestre, por isso devemos lutar pela preservação do AMBIENTE.