segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os fósseis

Os fósseis são restos ou vestígios de seres que viveram em um passado distante e ficaram preservados nas rochas.
Importância dos fósseis
Os fósseis, são encontrados em rochas sedimentares. Esse material é de grande importância para a Ciencia, pois prova a existência de organismos que viveram no passado dando-nos pistas de como era nosso planeta antigamente. Além disso demonstra que os seres vivos passaram por muitas transformações evidenciando a evolução de muitos deles, inclusive os humanos.
Tipos de fóssil
A) Formados de restos de sere vivos
De maneira geral, só ficam preservadas as estruturas mais resistentes do ser vivo, as chamadas partes duras, como dentes, ossos e conchas. As partes moles, como pele, vasos sanguíneos e vísceras, preservam-se com muito dificuldade, pois são rapidamente decompostas por microorganismos.
B) Formados de vestígios de seres vivos
Os fósseis também poder ser formados de vestígios dos seres vivos, que são evidências das atividades dos organismos, como pegadas e pistas fossilizadas. Outros vestígios são os ovos, principalmete de répteis, e os coprólitos, que são fezes fossilizadas.
Formação de um fóssil
Um material é considerado fóssil desde que tenha mais de 11.000 anos. A ciencia que estuda os fósseis é a paleontologia e arqueologia, que estuda as epócas.
Como vimos a maioria dos fósseis são encontrados em rochas sedimentares. O processo de fossilização ocorre principalmente no fundo de lagos, rios e mares, com sedimentos que posteriormente serão transformados em rochas, juntamente com os organismos ali soterrados. Raramente encontramos fósseis em cinzas vulcânicas ou em rochas metamórficas.
Etapas de fossilização
1) Para que ocorra fossilização, o organismo morte deve ser rapidamente soterrado, isto é coberto por sedimentos.
2) À medida que o tempo passa, novas camadas de sedimento vão sendo depositadas e novos corpos podem ser fossilizados.
3) Com a movimentação das placas litosféricas, pode haver o afloramento dos fósseis, isto é, eles podem chegar à superfície e ser "descobertos".