domingo, 21 de fevereiro de 2010

A Terra antes do surgimento da vida

Atraves de estudos realizados por cientistas, acredita-se que a terra tenha por volta de 4,5 bilhões de anos.
Na época da formação da terra, a temperatura era muito elevada, e não havia condições para o surgimento da vida. Além disso, a Terra era intensivamente atingida por meteoros.
Durante o primeiro milhão de anos, a Terra passou por inúmeras transformações, até que foi possível o surgimento da vida. Houve duas importante transformações para isso:


  • o aparecimento de uma atmosfera primitiva,

  • a formação dos oceanos.

A atmosfera primitiva


Acredita-se que a atmosfera primitiva tenha sido formada por gases liberados do interior do planeta por erupções vulcânicas.


As atividades vulcânicas liberaram grande quantidade de vapor d'água, que se acumularam na atmosfera por milhões de anos. O vapor d' água formava densas nuvens. Caiam chuvas fortes com muitos raios. Porém, a superficie do planeta era tão quente que a água evaporava rapidamente.


A atmosfera primitiva era muito diferente da atual. Além do vapor de água, era composta dos gases hidrogênio, metano e amônia. O metano e a amônia são tóxicos aos seres vivos. Não havia oxigênio, nem a camada de ozônio que protege a terra dos raios ultravioletas dos Sol. A quantidade de radiação ultravioleta que chegava à superficie do planeta era mil vezes superior à atual.


Os primeiros oceanos


Após milhões de anos, a superficie do planeta esfriou o suficiente para que a água em estado líquido se acumulasse nas regiões mais baixas, dando origem aos primeiros oceanos.


A vida na Terra só surgiu após a formação da atmosfera e dos oceanos.


A energia das descargas elétricas e da radiação ultravioleta do Sol favoreceu as reações químicas entre os componentes da atmosfera primitiva. Essas reações podem ter originado os primeiros aminoácidos. Posteriormente, essas moléculas simples teriam se organizado na forma de agregados moleculares mais complexos, dando origem a vida.