segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Teoria do Big Bang

TEORIA DO BIG BANG

O interesse pelo Universo e, principalmente, pela sua origem faz parte da história humana, grandes pensadores e estudiosos observavam atentamente o céu com o objetivo de buscar entender os seus mistérios.


Desde os primórdios da civilização até os dias atuais surgiram inúmeras explicações e teorias para essa questão, no entanto, nenhuma consegue apresentar respostas conclusivas.

Mesmo com a existência de um arsenal tecnológico que fornecem importantes informações para os estudos e pesquisa astrofisica ainda não se alcançou resultados precisos em relação à formação do Universo. Diante dessa incógnita, a explicação mais razoável para esse processo é a teoria do Big Bang - nome dado à teoria que tenta explicar o surgimento do Universo; perante a classe científica, é a mais aceita.

Essa teoria foi constituída por um grupo de cientistas (astrônomos e físicos) na primeira metade do século XX. De acordo com a teoria do Big Bang, há cerca de 15 bilhões de anos o Universo teria se formado a partir de uma gigantesca explosão. Antes desse processo, toda matéria e energia se encontravam concentradas como uma quente e densa esfera, constituída por hélio e hidrogênio. Desse modo, com a suposta explosão, a energia liberada expandiu as matérias e formou o Universo.


A expressão "Big Bang" foi cunhada em 1949 pelo cientista britânico Fred Hoyle.