segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE

TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE

O Hubble é um telescópio do tipo Netwoniano. Este tipo de telescópio foi inventado por Isaac Newton, nos seus estudos de ótica.

O nome do HST (Hubble Space Telescop) é uma homenagem a Edwin Hubble, astrônomo que na primeira metade do século XX descobriu que parte das nebulosas que estavam visíveis era na verdade outras galáxias, como a nossa

Desde que foi colocado em operação o HST trouxe muitas descobertas para a humanidade. Para começar, ele gerou imagens bastante claras e nítidas do próprio Sistema Solar. Mas não é só. Imagens de estrelas, de nebulosas, de galáxias, de quasares, praticamente todos os objetos que emitem luz. E uma descoberta talvez a mais incrível de todas: ele foi apontado para um ponto no céu onde não havia nada. Depois de algum tempo, ele começou a registrar luz vinda de lá, e formou-se na sua placa de circuito uma imagem espetacular: muitas, mas muitas galáxias.


Ficou demonstrado que o Universo é preenchido por galáxias em toda a extensão visível. São muitas descobertas, envolvendo a evolução das estrelas (nascimento e morte), a evolução de galáxias, o canibalismo entre galáxias (galáxias maiores consumindo galáxias menores), colisões entre galáxias, buracos negros (detectados indiretamente, pelo efeito de lente gravitacional), lentes gravitacionais causadas por aglomerados de galáxias, quasares, etc.


Foram muitas as descobertas e ainda se esperam novas descobertas, á medida que o material produzido pelo HST for sendo analisado por astrônomos e astrofísicos.