quarta-feira, 24 de março de 2010

ECLIPSE

O eclipse acontece quando a luz que chega a um corpo é parcial ou totalmente ocultada pela presença de outro.
No caso da Terra, a ocorrência de um eclipse provoca alterações na vida dos animais, das plantas e também dos seres humanos.

Existem dois tipos de eclipse envolvendo a Terra, o Sol e a Lua:
  • o eclipse solar, quando a Lua projeta a sombra sobre uma região da Terra.
  • o eclipse lunar, quando a Terra projeta sua sombra sobre a Lua.

domingo, 21 de março de 2010

22 DE MARÇO - DIA DA ÁGUA

Calcula-se que quase metade da população sofra hoje em dia com algum problema relacionado com a água. Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo consomem água contaminada e outros milhares não conseguem água suficiente para suas plantações ou para o desenvolvimento industrial.
A poluição ,o desenvolvimento populacional e as mudanças de clima na Terra são indicados como fatores que mais agravam a crise da água. A situação afeta principálmente os países em desenvolvimento, onde o crescimento populacional é maior e os cuidados com a contaminação da água são menores.
A Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2003 como o Ano Internacional da Água Doce. O objetivo é concentrar a atenção de todos os povos na preservação desse recurso, para que as futuras gerações também possam usufruí-lo.
De cada 100 partes de água doce do mundo, 15 estão no Brasil. Apesar dessa abundância, as más condições do sistema de distribuição de água, a falta de Saneamento Básico e o uso inadequado da água levam a um desperdício muito grande desse recurso.
A região Norte apresenta 78% de água doce para um população de 3%, enquanto a região Nordeste apresenta uma população de 30% e um potencial hidrico de apenas 3%. Por essa razão em períodos de seca prolongada, muitos rios chegam a desaparecer, sobretudo no interior dessa região. Daí, pode-se observar que a quantidade de água é mal distribuída.
Todos nós devemos cuidar do nosso planeta, que é a nossa casa, e desse recurso tão precioso para toda humanidade.
Saneamento Básico: É o conjunto de medidas de higiene que devem ser fornecidos à população, como rede de esgostos, água tratada e coleta de lixo.
Responda:
  1. Quais são os três fatores citados no texto que agravam o problema da falta de água no mundo?
  2. Que atitudes do seu dia-a- dia podem contribuir para reduzir o gasto de água?
  3. Junto com seu grupo elabore um cartaz ( utilizando fotos, desenhos ou frases) que contenham uma sugestão contra o desperdício de água. Dê um título ao cartaz, depois coloque-o no mural da sala.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Atençãoooooooooooooo, Atividades

  1. Qual é o nome do modelo aperfeiçoado por Ptolomeu para explicar um dos movimentos terrestres? Ele é válido até hoje para explicar o movimento da Terra? Por que?
  2. Qual a duração do ano terrestre? Que movimento está relacionado ao ano terrestre?
  3. Que fatores originam as estações do ano?
  4. A ............................ descreve dois movimentos principais....................... e ...........................que, junto com a inclinação do eixo terrestre, origina as ............................................. .

A Lua

A Lua é o satélite natural da Terra.

Satélite é um corpo celeste que gira em torno de um corpo. Nesse caso a Lua gira ao redor da Terra em um movimento de translação.
A Lua é o astro mais conhecido pelo homem. Sua distância em relação a Terra é de 384.000 Km. Sua massa é 81 vezes inferior à massa da Terra. Não tem luz própria. E' iluminada pelo Sol e reflete a luz dele.
O relevo da Lua é repleto de crateras, que foram causados por choques de asteróides com sua superfície. A maioria das crateras recebeu nomes de figuras famosas da história da Ciência, como Copérnico, Platão, etc.
A Lua possui 4 fases: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante. Cada fase tem duração 7 dias. O periodo de uma Lua nova para outra Lua Nova é de aproximadamente 30 dias.
As fases da Lua são fenômenos que acontecem em todo o mundo no mesmo instante, por exemplo, a Lua Cheia é cheia em todfo o planeta.

As estações do ano

As estações do ano (primavera, verão outono e inverno), é resultado do movimento de translação da Terra ao redor do Sol e da inclinação do eixo imaginário que une pólo Norte ao pólo Sul.

No Brasil as estações do ano são bem definidas.
  1. Primavera : 23 Setembro
  2. Verão : 21 de Dezembro
  3. Outono: 20 de Março
  4. Inverno : 21 de Junho

A Terra no Espaço

A Terra está em movimento contínuo. Gira em torno do Sol e em torno do próprio eixo. Os dias e os anos se sucedem por causa desses movimentos.
  1. Movimento de rotação: é o movimento em que a Terra gira em torno do seu proprio eixo. Esse eixo é uma linha imaginária que une o pólo norte ao pólo sul. Para completar uma volta, a Terra demora 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, o que corresponde ao período de um dia. O Sol ilumina a Terra em uma de suas faces, o que representa o dia. Enquanto isso a outra face está escura, representando a noite.O movimento de rotação produz a sucessão dos dias e noites. E a partir dessas observações, surgiram formas de medir o tempo.
  2. Movimento de translação: é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, que tem duração de 365 dias e 6 horas, que corresponde a um ano. A cada 4 anos as 6 horas, dá origem ao ano bissexto com 366 dias.

domingo, 7 de março de 2010

Galileu: um cientista que amplia a importância da ciência experimental

No século XVII, por volta de 1610, ao publicar o seu Livro A mensagens das estrelas, Galileu Galilei anunciou uma série de descobertas feitas com o auxílio de uma luneta. O uso desse instrumento teve um papel decisivo para o desenvolvimento posterior da ciência astronômica.
Galileu, cientista que associou a Matemática com a Física, fez com a luneta observações como:
  • havia muito mais estrelas do que as visíveis a olho nu;
  • existiam montanhas e crateras na Lua;
  • o planeta Júpiter era acompanhado, em sua órbita, por quatro satélites.

Essas descobertas desmontavam os princípios propostos por Aristóteles de que o Universo era imóvel e perfeito.

As descobertas de Galileu descontentaram profundamente a igreja católica. Em 1616 ele foi proibido de apoiar ou defender o sistema proposto por Copérnico.

Em 1633, Galileu foi julgado e condenado à prisão domiciliar. Nesse momento da vida, com 69 anos, para não morrer na fogueira, Galileu cedeu e renegou o modelo heliocêntrico.

Em 1992, trezentos e cinquenta anos após a morte de Galileu, a Igreja, finalmente, admitiu que "erros foram cometidos".