domingo, 21 de março de 2010

22 DE MARÇO - DIA DA ÁGUA

Calcula-se que quase metade da população sofra hoje em dia com algum problema relacionado com a água. Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo consomem água contaminada e outros milhares não conseguem água suficiente para suas plantações ou para o desenvolvimento industrial.
A poluição ,o desenvolvimento populacional e as mudanças de clima na Terra são indicados como fatores que mais agravam a crise da água. A situação afeta principálmente os países em desenvolvimento, onde o crescimento populacional é maior e os cuidados com a contaminação da água são menores.
A Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2003 como o Ano Internacional da Água Doce. O objetivo é concentrar a atenção de todos os povos na preservação desse recurso, para que as futuras gerações também possam usufruí-lo.
De cada 100 partes de água doce do mundo, 15 estão no Brasil. Apesar dessa abundância, as más condições do sistema de distribuição de água, a falta de Saneamento Básico e o uso inadequado da água levam a um desperdício muito grande desse recurso.
A região Norte apresenta 78% de água doce para um população de 3%, enquanto a região Nordeste apresenta uma população de 30% e um potencial hidrico de apenas 3%. Por essa razão em períodos de seca prolongada, muitos rios chegam a desaparecer, sobretudo no interior dessa região. Daí, pode-se observar que a quantidade de água é mal distribuída.
Todos nós devemos cuidar do nosso planeta, que é a nossa casa, e desse recurso tão precioso para toda humanidade.
Saneamento Básico: É o conjunto de medidas de higiene que devem ser fornecidos à população, como rede de esgostos, água tratada e coleta de lixo.
Responda:
  1. Quais são os três fatores citados no texto que agravam o problema da falta de água no mundo?
  2. Que atitudes do seu dia-a- dia podem contribuir para reduzir o gasto de água?
  3. Junto com seu grupo elabore um cartaz ( utilizando fotos, desenhos ou frases) que contenham uma sugestão contra o desperdício de água. Dê um título ao cartaz, depois coloque-o no mural da sala.